sexta-feira, 5 de setembro de 2008
MADRE MARIA DOMINGAS MAZZARELLO - ESPELHO DE VIRTUDE
Nasceu no dia 09 de maio de 1837, em Mornese (Alessandria). Na família foi formada numa piedade sólida, num trabalho incansável e grande senso prático e profundidade de discernimento que manifestou depois, também como Superiora. Em 1872, Dom Bosco escolheu-a para dar início ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Como Superiora, revelou-se hábil formadora e mestra de vida espiritual; tinha o carisma da alegria serena e tranqüilizadora, irradiando contentamento e atraindo outras jovens para se dedicarem à educação da mulher. O Instituto progrediu rapidamente. Ao morrer, ela deixou às suas filhas uma tradição educativa toda permeada de valores evangélicos: a busca de Deus conhecido através de um amor ardente, a responsabilidade no trabalho, a franqueza e a humildade e a alegre doação de si. Morreu em Nizza Monferrato, no dia 14 de maio de 1881. E nos deixou um legado de doação aos irmãos e amor incodicional a Deus.
MARIA AUXILIADORA DOS CRISTÃO
Ao longo da história da Igreja, o Povo de Deus, lembrado das palavras de Maria: "Todas as gerações me chamarão de Bem-aventurada porque fez em mim grandes coisas o Poderoso" (Lc 1, 48), foi como que enriquecendo o seu manto com títulos, que demonstram a confiança, o amor dos filhos para com a Mãe. São João Bosco, espalhou a devoção a Nossa Senhora invocada em todo mundo com este título: AUXILIADORA, que lembra a perene proteção de Maria Santíssima, sobre a Igreja e sobre o Papa.
MEU ÍDOLO - D. BOSCO
João Bosco nasce a 16 de Agosto de 1815, num lugarejo no Piemonte (Becchi), perto de Turim – Itália. Foram seus pais Francisco Bosco e Margarida Occhiena, humildes camponeses que viviam do trabalho diário. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade. Iniciou os estudos aos nove anos, alternando-o com trabalhos de variados ofícios (moço de lavoura, alfaiate, carpinteiro, serralheiro, empregado de café,...) até à entrada no seminário de Chieri em 1835, para os estudos filosófico-teológicos. Foi ordenado sacerdote a 5 de Junho de 1841.
Logo iniciou sua missão de educador entre os rapazes socialmente desprotegidos com a obra dos “oratórios festivos”. Destes sairão os primeiros Salesianos que como D. Bosco se dedicarão à educação da juventude, especialmente da mais pobre e desprotegida.
Logo iniciou sua missão de educador entre os rapazes socialmente desprotegidos com a obra dos “oratórios festivos”. Destes sairão os primeiros Salesianos que como D. Bosco se dedicarão à educação da juventude, especialmente da mais pobre e desprotegida.
D. Bosco foi um dos primeiros a criar a escola noturna para os jovens que trabalhavam durante o dia. O SISTEMA PREVENTIVO foi seu guia o tempo todo e MARIA AUXILIADORA sua mãe e protetora.
Assinar:
Postagens (Atom)